segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bom dia!

Bom dia pessoal do blog!Todos bem?...
Está um dia lindo lá fora!
Vocês estão se perguntando por que essa animação toda né?
Pois é,porque o assunto de hoje é OS ELEMENTOS DO DIA...
Dia,manhã,entenderam?...Acho que sim,bom,continuando...Os elementos dos dias são:céu;nuvens;apesar de as estrelas só vermos a noite,elas estão lá,firme e forte! Mas já ia esquecendo,do nosso mais conhecido e famoso:SOL...Sabiam que ele é uma estrela?Pois é,como nós pessoas,existem várias coisas diferentes sendo da mesma espécie...
Agora chega de papo,e vamos conhcer um pouco do Sol...:




O Sol é o objeto mais prominente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.



A cromosfera está acima da fotosfera. A energia solar passa através desta região em seu caminho desde o centro do Sol. Manchas (faculae) a explosões (flares) se levantam da cromosfera. Faculae são nuvens brilhantes de hidrogênio que aparecem em regiões onde manchas solares logo se formarão. Flares são filamentos brilhantes de gás quente emergindo das regiões das manchas. Manchas solares são depressões escuras na fotosfera com uma temperatura típica de 4.000°C.
A coroa é a parte mais externa da atmosfera do Sol. É nesta região que as prominências aparecem. Prominências são imensas nuvens de gás aquecido e brilhante que explodem da alta cromosfera. A região exterior da coroa se extende ao espaço e inclui partículas viajando lentamente para longe do Sol. A coroa pode ser vista durante eclipses solares totais.






O Sol aparentemente está ativo há 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos. No fim de sua vida, o Sol comecará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá, finalmente crescendo tão grande que engolirá a Terra. Após um bilhão de anos como uma gigante vermelha, ele rapidamente colapsará em uma anã branca-- o produto final de uma estrela como a nossa. Pode levar um trilhão de anos para ele se esfriar completamente.


Nossa,bastante números grandes né!Pensa quanto tempo durou para formar apenas uma manhã!
Bom,mas continuando,e as nuvens?
Vamos explicar:



Nuvem é um conjunto visível de partículas diminutas de gelo ou água em seu estado líquido ou ainda de ambos ao mesmo tempo (mistas), que se encontram em suspensão na atmosfera, após terem se condensado ou liquefeito em virtude de fenômenos atmosféricos. A nuvem pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.
As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de
ventos atmosféricos. A forma e cor da nuvem depende da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posições relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (sol, lua, raios) em relação à nuvem.


Ouvi dizer também que existem vários tipos de nuvem...são: Cúmulos,cirros,estratos,nimbos,altos-estratos,cirros-cúmulos,cúmulo-nimbos,cirros-estratos...

Cirros: aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante. Ficam a 8 mil metros de altitude, numa temperatura a 0°C. Por isso são constituídas de microscópicos cristais de gelo.
Cúmulos:contornos bem definidos, assemelham-se a couve -flor; máxima freqüência sobre a terra de dia e sobre a água de noite. Podem ser orográficas ou térmicas (convectivas); apresentam precipitação em forma de pancadas; correntes convectivas. Quando se apresentam fraccionadas são chamadas fractocumulus (Fc). As muito desenvolvidas são chamadas cumulus congestus. É sinal de bom tempo.
Estratos:muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas à superfície é o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estável) e produz chuvisco (garoa). Quando se apresentam fraccionadas são chamadas fractostratus (Fs).

Nimbos:nuvens de cor cinza-escuro.Sua presença é sinal de mau tem e de que deverá chover brevemente.


E os outros é tipo uma mistura do nimbos com aquilo...entenderam?Bom,acho que sim(novamente)...
Beijos,até a próxima postagem,e tenham um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário